Como Viajar com Segurança pelo Mundo

Confira nesse artigo algumas dicas sobre Como Viajar com Segurança pelo Mundo e aproveite suas férias sem medo de algum imprevisto.

Colocar-se em locais desconhecidos sempre abre a possibilidades para que algo de ruim possa acontecer com você. É simplesmente probabilidade, quanto mais viagens você faz, maiores são as chances que em uma delas algo possa dar errado. Às vezes o imprevisto pode ser algo banal, que não atrapalha em nada a sua viagem, outras vezes pode acontecer algo grave que até mesmo sua vida fique em risco. Porém se você seguir as dicas de segurança apresentadas aqui, os benefícios de viajar pelo mundo serão muito maiores que os riscos envolvidos.

Quem sai de casa em busca de viagens pelo mundo assume uma certa quantidade de risco. Nem mesmo em casa sentado você está realmente 100% seguro. O segredo de um viajante experiente é saber dosar essa quantidade de risco, saber com antecedência que locais visitas, que época do ano viajar e o que não fazer em determinadas culturas e como se comportar nos ambientes que vai achar. Para te ajudar vamos listar agora os principais pontos de segurança que você deve ter em mente na hora de viajar.

Fazer ou não Seguro de Viagem

Assim como seu carro ou qualquer coisa de valor, ter o seguro é indispensável. Não importa a viagem que você vá fazer, ter um seguro e assistência de viagem é primordial para sua segurança. Caso você se acidente em uma região isolada os custos de resgate e hospital serão de sua responsabilidade, caso não tenha um bom seguro de viagem. Dependendo do acidente você pode gastar mais de R$ 200.000,00 apenas com os custos médicos e a repatriação sanitária. Os custos com médico fora do Brasil são absurdos, é por isso que ter um seguro que cubra integralmente os valores lhe proporciona uma maior segurança durante sua viagem, você poderá escalar, mergulhar, saltar ou fazer qualquer atividade prazerosa sem medo de se machucar.

É importante lembrar que seguro de viagem cobre não só acidentes e custos médicos, eles cobrem também bagagem extraviada, cancelamento de voo, perda de documentos e vários outros detalhes que achamos que nunca vão acontecer, porém são bem comuns e quando acontecem a dor de cabeça geralmente é grande.

Vale lembrar que existem países que nem aceitam a entrada do turista caso ele não apresente um seguro de viagem válido.

Os principais seguros de viagem que recomendo são:

  • https://www.hccmis.com
  • www.segurospromo.com.br
  • www.seguroviagem.srv.br

Como proteger o dinheiro de viagem

Depois do seguro de viagem, sua próxima preocupação deve ser quanto ao seu dinheiro e documentos. Você precisa protegê-los a todo custo, não só o seu dinheiro é extremamente importante como também seus documentos, sem eles a sua viagem chega ao fim imediatamente. As principais dicas que posso passar para você com relação a isso são:

  • Sua carteira deve ficar escondida, não deixe no bolsa da calça (nem na frente, nem atrás)
  • Prefira usar um cinto de dinheiro ao invés de uma carteira, pode parecer feio mas ele vai lhe salvar em caso de assalto.
  • Nunca ande com 100% de seu dinheiro, deixe a grande parte na mala ou armário e mantenha tudo trancado.
  • Use cartão de crédito ao invés de dinheiro sempre que possível, sei que muitos países usar cartão é difícil, mas o cartão de crédito ainda é a maneira mais segura de carregar dinheiro.
  • Aprenda a identificar notas falsas do país de destino.

O que é melhor mala ou mochila?

No geral tente viajar leve, use a menor quantidade possível de bagagem, mas sei que em viagens de longo período isso é complicado, por isso é importante ficar atento a alguns detalhes. Primeiro, caso esteja utilizando uma bagagem grande, lembre-se que ela vai ficar longe de você por grandes períodos de tempo e por isso é prato cheio para ser roubada ou extraviada. Não deixe nada que seja importante na sua mala grande, leve eletrônicos, documentos, dinheiro e tudo que for importante para continuar viajando na sua bagagem de mão.

Fique atento com sua bagagem de mão, usem sempre cadeados aprovados pela TSA, caso o contrário eles vão quebrar seu cadeado para verificar o que você possui na mala. Outra dicas é com relação a plastificar a sua bagagem, nos aeroportos é comum esse tipo de procedimento, sempre tem uma empresa oferecendo a plastificação de malas, apesar de ser uma despesa extra, aumenta a sua segurança pois evita que alguém coloque coisas dentro da sua bagagem e você acabe transportando coisas sem saber.

Tenha sempre muito cuidado ao transportar suas malas pela rua, rodoviárias ou metrô. Esses locais possuem segurança fraca e se você se descuidar da sua mala por um minuto, possivelmente alguém vai se aproveitar da sua distração para tentar furtar algo de sua bagagem. Também tenha cuidado caso seja uma viagem de trem noturna, tente dormir com a cabeça em cima da sua mochila ou com os pés em cima dela, isso vai evitar que alguém tente pegar algo, ou pelo menos você vai acordar caso alguém tente pegar algo dentro dela.

Como Viajar com Segurança pelo Mundo

Protegendo seus pertences

Aqui vou tentar ensinar algumas formas de proteger os pertences que você deixa na mala grande, que geralmente está trancada no albergue ou hotel. A primeira dica é sempre viajar com uma cadeado, não o mesmo cadeado que você usou para trancar a mala, um outro cadeado para trancar armários. Geralmente todos os albergues possuem um armário onde os albergados pode trancar suas malas com segurança, porém você precisa fornecer o cadeado. Se possível use um de código para nem ter que ficar carregando a chave.

Se o albergue que você estiver visitando não possuir armários, realmente vai ter que andar com os pertences valiosos, deixar no quarto é um risco grande. Pegue tudo que for de valor e coloque na mochila, de preferência no fundo dela. Sempre ande com seus documentos, eles nunca devem se afastar do turista. Outra dica é nunca se afastar das suas coisas, nem mesmo para ir ao banheiro, se precisa sair por um minuto que seja, tranque tudo no armário.

Cuidado com os Táxis

Se possível tente usar Uber. Os taxistas de muitos países têm a fama de enrolar os turistas, apesar de nem todos serem assim, a fama acaba atrapalhando toda classe. Além de corridas pelo dobro do preço de um Uber, já tive relatos de pessoas que foram roubadas durantes as viagens, por isso é importante ficar esperto.

Se notar algo estranho durante a corrida, peça para ele parar imediatamente, evite que ele te leve para um local mais deserto.

Conclusão

Apesar de ser difícil sair da zona de conforto e viajar pelo mundo, vale a pena cada dificuldade enfrentada, se você seguir as dicas acima, possivelmente quando encontrar um contratempo sairá dele sem comprometer toda a sua viagem.