Encontrando Passagens Aéreas com Desconto

Aprenda nesse artigo como encontrar passagens aéreas com descontos incríveis e viaje pelo brasil sem gastar muito dinheiro.

Quem gosta de viajar, sabe muito bem que os custos relacionados às passagens aéreas são um dos maiores custos durante a viagem. Maior que os custos com passagens é somentente os custos que envolvem a hospedagem propriamente dita. Porém nesse artigo vou passar algumas dicas e macetes que vão ajudar você a economizar dinheiro na hora de comprar a sua passagem, e ainda vai ajudar você a entender melhor a dinâmica que as companhias aéreas usam ao tarifar um trecho e como evitar pagar mais caro por pura desinformação.

Quem não gosta de abrir a caixa de mensagens e ver que nela está um desconto de 80% em uma passagem que sonha em comprar a meses? Apesar de parecer pouco realista, existem sim descontos dessa faixa de preço, você só precisa saber como procurar. Durante esses anos como viajante e escritor aqui para o site, me deparei com inúmeros casos de promoções imperdíveis, porém é preciso ficar atento a algumas dicas.

Não use Mac

Se você é proprietário de um macbook, ou algum dispositivo da Apple, pode estar comprando passagens aéreas mais caras sem saber. Isso vale para quem possui um iPhone e fica pesquisando muito os valores e destinos que sonha em ir. Quase todas as empresas aéreas usam algoritmos para conceder descontos ou alterar os preços de forma dinâmica, e uma das flags mais famosas é com relação aos usuários de produtos Apple, quando o site detecta um novo acesso vindo de algum destes dispositivos, automaticamente ele joga a tabelas mais cara, pois entende que o usuário possui um poder aquisitivo maior e estatisticamente está disposto a pagar um pouco mais caro por produtos ou serviços.

Se você possui um produto Apple, tente fazer pesquisas de preço em sites como Decolar, Skyscanner ou mesmo no Kayak e observe a diferença de valor ao pesquisar o mesmo destino em um dispositivo Android ou um PC convencional. Vale a pena ficar atento a isso e evitar pagar mais caro pelo simples fato de ter um celular ou dispositivo topo de linha.

Limpe seu histórico

Outra dicas que segue a mesma lógica da dica anterior é quanto ao histórico de seu navegador, sempre limpe seu histórico ao começar a pesquisar por um destino de viagem. Evite ao máximo realizar buscas e compras quando o seu navegador está cheio de cookies de sites anteriormente visitados, os sites de comparação de preços sabem identificar suas últimas visitas e traçar um perfil de comportamento baseado nas suas últimas visitas e compras.

De posse do seu perfil, eles podem calcular uma tarifa acima da normal se julgarem você como um cliente premium e que possui a tendência de realizar compras mais caras. O ideal é sempre limpar seu histórico antes de acessar esses sites, caso use o Google Chrome basta apertar as teclas Ctrl + Shift + Delete, na janela que vai se abrir clicar na aba avançado, marcar todos as opções e clicar em limpar dados. Uma tarefa simples que vai deixar seu navegador mais rápido e também suas passagens aéreas mais baratas.

Leia as entrelinhas

Toda semana existem promoções de passagens aéreas das mais diversas empresas e dos mais variados trechos, o turista nem sabe qual escolher, pois todas as promoções são maravilhosas. Porém diariamente recebo relatos de pessoas que compraram uma promoção e no final acabam desembolsando mais dinheiro do que uma passagem de tarifa cheia. Isso acontece muito com quem não lê o regulamento da promoção. É nas entrelinhas que as empresas aéreas conseguem ganhar dinheiro, mesmo dando descontos gigantescos.

Ao ler o regulamento você vai observar que em alguns casos você não pode ter bagagem despachada, em outros o check-in só pode ser feito pela internet ou com X horas de antecedência, eu mesmo já vi casos em que a promoção era para um trecho com três conexões de diversas horas de espera entre um voo e o outro. Se você não se informar sobre isso antes de realizar a compra, dificilmente vai conseguir o reembolso da sua passagem, pois em regra geral, esse tipo de passagem não gera reembolso em caso de desistência.

Cadastre-se para receber alertas

Sites que realizam comparação de preços de passagens aéreas geralmente oferecem uma ferramenta para você deixar seus dados de contato para ser avisado quando o destino de seus sonhos aparecer em uma lista de promoção, você só precisa saber onde procurar. Aqui mesmo no site temos uma ferramenta que envia alertas de promoções para nossos leitores diretamente no Facebook. Para se Cadastrar nela basta acessar esse link aqui e clicar em começar.

Uma ferramenta interessante que uso bastante é o Skyscanner, ele possui a funcionalidade de busca por menores preços de passagens igual a Decolar possui, com a vantagem de permitir que você receba alertas diários com relação à mudança ou não de preço para o trecho que você selecionou. Vale muito a pena acessar o Skyscanner e acompanhar durante algumas semanas a variação de preço para um determinado destino, geralmente pego muitas pechinchas aqui.

Encontrando Passagens Aéreas com Desconto

Use e abuse de milhas aéreas

Ainda vou escrever um artigo aqui apenas explicando como funciona o programa de milhas aéreas, mas até lá, fique sabendo que milhas são um excelente negócio para quem precisa comprar uma passagem barata e está sem tempo para pesquisar. Sites como o 123 Milhas, Smiles e MaxMilhas além de famosos e confiáveis possuem descontos reais no preço, conseguem fazer isso por possuírem parceria direta com as empresas aéreas.

Geralmente é mais barato você acessar um dos sites mencionados e comprar milhas, e depois, usando as milhas que acabou de comprar, comprar de fato a sua passagem. Além disso você pode comprar milhas aéreas de terceiros, ou mesmo de amigos e parentes, como elas são um benefício que se acumula com o tempo, e poucas pessoas usam de fato, muitos possuem um cartão de crédito repleto de milhas e nem se dão conta disso. Quando descobrem nem sabem como gastar, essa é a hora ideal de você comprar as milhas por um preço bem abaixo do praticado no mercado.

Conclusão

Passei aqui cinco dicas preciosas de como economizar dinheiro na hora de comprar a sua passagem, algumas demorei anos para aprender, porém depois que aprendi, viajar ficou muito mais fácil. Com relação às milhas, vale lembrar que muitas bandeiras de cartão de crédito possuem esse benefício, às vezes é melhor você começar a usar mais o cartão de crédito apenas para acumular mais milhas.