Encontrando Promoções de Passagens Aéreas

Confira nesse artigo dicas para você encontrar passagens aéreas em promoção e economize na sua viagem de férias.

No artigo anterior sobre Como Comprar Passagens Aéreas Baratas, dei algumas dicas que ajudaram muitas pessoas a comprarem a suas passagens com descontos expressivos. Para você que já leu e estudou o tema abordado, pode até parecer simples as dicas apresentadas, mas é impressionante a quantidade de pessoas que desconhecem as informações passadas e continuam pagando absurdos durantes suas viagens de turismo. Para ajudar melhor as pessoas, preparei uma parte dois do último artigo mostrando ainda mais dicas.

Uma dúvida que recebi bastante no último artigo, foi com relação aos destinos que as dicas funcionam melhor. Resumidamente o turismo é movido a ciclos, existem temporadas que viajar para o nordeste está em alta, e em outros períodos, viajar para o sul é mais popular. Independente do destino, é imprescindível você conferir com seu agente de viagem o destino mais popular no período que você deseja viajar. Locais da moda tendem a ser mais caros, pois estão em alta e a procura é grande, por isso recomendo aos meus clientes que tenham não apenas um destino de viagem, mais vários. Desta forma você pode escolher entre seus destinos favoritos um que não esteja em alta no momento da sua viagem, e consequentemente os preços serão menores. Com isso esclarecido vamos as dicas.

Aproveite a baixa estação

Como expliquei acima, voar para destinos menos cobiçados tende a custar menos se comparado com regiões onde o número de turistas é alto, porém existe uma outra dica que combina com a anterior. Viajar fora da estação é uma maneira inteligente de economizar dinheiro, pois no geral, destinos na alta estação tendem a custar de 30 a 50% mais caros que destinos em média ou baixa estação.

Mas você deve estar se perguntando, como descobrir se meu destino está em alta ou baixa estação? A resposta é simples, no Brasil o período de alta estação é o mesmo período de férias escolares. Logo se as crianças estão de férias, saiba que você está na alta estação. Caso seu destino seja outros países, você precisa consultar ferramentas especializadas para obter essa informação, mas via de regra, a lógica é a mesma do Brasil. Para exemplificar, caso deseje viajar para o EUA, o período de alta estação é de junho até setembro.

Milhas são uma ótima saída

Caso não consiga comprar uma passagem com antecedência, como foi explicado no artigo anterior. É interessante fazer o uso das milhas aéreas, uma excelente saída para esse tipo de emergência. Infelizmente as companhias aéreas não oferecem todos os acentos para esse tipo de serviço, geralmente existe limite por vôo de quantos acentos podem ser adquiridos usando milhas aéreas, por isso é importante verificar a disponibilidade com a empresa antes.

As milhas podem ser obtidas através de compras no cartão de crédito ou mesmo em promoções. Algumas empresas aéreas até permitem que você compre milhas diretamente, e em seguida converta em uma passagem. Tudo vai depender do seu orçamento, pesquisar entre as empresas é essencial para encontrar o cartão de fidelidade mais vantajoso.

Deixar para última hora

Se você é daqueles que aguentam bem a ansiedade, talvez essa dica seja para você, já pensou em deixar de lado todas as recomendações relacionadas a planejar com antecedência, e deixar para comprar sua passagem aérea no último minuto? Pode parecer loucura (realmente as vezes é) mas as empresas aéreas geralmente fazem promoções de último minuto para completar a lotação de um voo.

Geralmente você consegue bons descontos caso faça isso, porém é muito arriscado você ficar sem seu assento, pois caso o avião atinja a capacidade máxima dele antes de você comprar a sua passagem, já era. Por isso só recomendo essa técnica para quem realmente possui um estômago forte.

Empresas de baixo custo

Existem espalhadas pelo mundo diversas empresas aéreas que são consideradas de baixo custo, pois elas só oferecem para o passageiro a passagem, todo o extra é cobrado separadamente. Comida, bagagem, internet e bebidas devem ser compradas separadamente. Apesar de parecer que isso não é uma vantagem, muitas vezes o passageiro paga por serviços que realmente não utiliza, e por isso ser cobrado separadamente ajuda você a priorizar o que realmente é importante para seu perfil. Abaixo listei algumas empresas de baixo custo espalhadas pelo mundo:

  • Vueling
  • Gol
  • Virgin America
  • AirAsia
  • Ryanair

Mas aqui vale uma ressalva importante, essas empresas são realmente muito baratas, mas também ganham muito dinheiro com o erro de seus passageiros. Todas elas possuem regras rígidas que precisam ser seguidas para que os descontos sejam concedidos, caso você não siga essas regras, tarifas adicionais podem ser cobradas e o barato pode sair caro. Então fique sempre atento se sua bagagem está realmente dentro do limite de peso aceitável, se você realizou o check-in no local correto (internet ou no aeroporto), e caso você erre em alguma das muitas regras, pode dizer adeus ao desconto.

Conheça a Chapada dos Veadeiros, o paraíso de Goiás

Use o mapa

Pode parecer bobo mas usar o mapa pode te ajudar a economizar na compra de passagens aéreas. Cansei de observar pessoas comprando passagens em que o destino era aeroportos secundários e elas nem se atentaram para isso, e o pior, achavam que era fácil chegar em seus destinos. Usa o mapa pode ajudar você a ter a real noção de distância entre seu destino final ou o aeroporto em que fará uma conexão. Muitas das vezes o translado entre os dois pontos é mais caro que uma passagem direta. Inúmeras vezes já observei pessoas com destino a Brasília descendo em Goiânia e dizendo que era perto a viagem. De Brasília a Goiânia são 220 km e de táxi isso sai R$ 280,00, a economia que você fez por não descer diretamente em Brasília foi por água abaixo.

Então essa dicas e muito importante para os turistas que não conhecem os destinos que vão visitar, confiram todas as distâncias em um mapa antes de decidir o seu meio de transporte, às vezes economizar na passagem pode sair mais caro.

Faça você mesmo suas conexões

Às vezes usar duas companhias aéreas pode sair mais barato que somente uma. Você pode pesquisar o preço da passagem aérea não para seu destino final, mas para capitais próximas, e desta forma pegar ou outro voo para seu destino final. Geralmente é isso que as empresas fazem naturalmente, porém você mesmo fazer isso lhe dá a opção de optar por empresas diferentes em trechos diferentes, o que lhe reduz o preço.

Acredito que com mais essa série de dicas as suas viagens ficarão ainda mais em conta.