O que Fazer em Curitiba - Pontos Turísticos e Dicas

Confira diversos pontos turísticos e saiba o que fazer em Curitiba durante suas férias, visite umas das mais belas cidades do Brasil.

Curitiba é sem dúvidas uma cidade mágica e cheia de atrações para encantar até mesmo os viajantes mais exigentes. A capital do estado do Paraná é um dos destinos mais procurados do Brasil, e nela existem inúmeras atrações turísticas que deixam malucos os casais apaixonados, por isso a cidade é muito procurada como destino de lua de mel. Para ajudar vocês a planejarem um roteiro de viagem especial para Curitiba, neste artigo vou listar algumas atrações imperdíveis da cidade, além de passar algumas dicas incríveis de quem já morou no local. Lembrando que vou explicar o que fazer em curitiba hoje, alguns pontos turísticos antigos vão ficar de fora dessa lista por eu julgar que já não valem tanto a pena serem visitados, visto que algumas novas atrações o substituíram.

Passeio de Trem para Morretes

Um clássico para quem visita Curitiba e gosta de história, reviver o passado e apreciar paisagens deslumbrantes. Um dos passeios mais procurados é o Trem para Morretes, a viagem parte de Curitiba e vai até o município de Morretes, conduzindo o turista pela Serra do Mar. O passeio é repleto da história da região, a ferrovia foi inaugurada em 1885 e passa por inúmeros túneis, cascatas e pontes antigas.

Uma das belezas do passeio é o trem em si, ele é dividido em categorias de vagões, cada um deles com características diferentes e únicas. Você pode optar por diversas opções, a mais cara e bela é o trem de luxo, vale lembrar aqui que esse passeio de trem deve ser reservado com antecedência, ele é muito procurado e quase sempre está lotado.

City Tour em Curitiba

Uma forma de conhecer bem uma cidade é andar por ela, visitar seus pontos turísticos, saber um pouco sobre a história do local e receber orientações de pessoas que conhecem bem a cidade. Fazer isso sozinho é caro, demanda tempo e experiência para encontrar os melhores pontos turísticos de Curitiba. Uma forma de encurtar esse caminho é realizar um City Tour, poucas cidades turísticas tem esse serviço e curitiba é uma delas.

Fazer o City Tour por Curitiba permite você visitar de uma só vez diversos pontos turísticos, receber orientações dos guias que conhecem bem a região e ainda economizar um dinheiro, já que compra um pacote fechado e isso sai bem mais barato que andar por conta própria para os destinos populares. Quando chegar na cidade informe-se sobre a Linha Turismo, é ali que vai achar o City Tour.

Torre Panorâmica de Curitiba

Se você quer tirar belíssimas fotos da Cidade de Curitiba pelo alto, visitar a Torre Panorâmica é obrigatório para você. Uma torre no meio da cidade com 109 metros de altura e uma vista em 360° única da cidade. Lá do alto você poderá ver paisagens extremamente belas e únicas da cidade, aproveite e tire fotos do lago do Parque Barigui. Não tente tirar foto da torre em si, ela é meio feinha, com muitas antenas de celular e propagandas de operadoras, sua altura é bastante usada pelas operadoras de telefonia, mas a vista lá em cima é linda.

Importante lembrar que o seu funcionamento é das 10hs às 18h30 e os ingressos custam R$ 6,00, um preço justo que ajuda a manter a conservação do local.

Jardim Botânico de Curitiba

post title

Cartão postal da cidade de Curitiba, o Jardim Botânico é visita indispensável para quem passa pela cidade, mesmo que seja por pouco tempo. No Jardim Botânico você vai encontrar diversas atrações, uma das fotos mais tiradas pelos turistas é a estufa que se encontra no local. Umas das atividades mais românticas é visitar o local e admirar o pôr do sol, um dos mais belos que tive a oportunidade de ver em minha vida.

Mas não é somente a Estufa do Jardim Botânico que é famoso no local, existem também outras atrações como o Jardim das Sensações onde os turistas podem se vendar e explorar o local apenas com os outros sentidos, uma experiência única que nos faz pensar bastante.

Parque Tanguá

Visitou Curitiba é importante que visite o Parque Tanguá, faça uma caminha em meio a natureza, veja a construção que foi inaugurada em 1996 e aproveite bem os 235 mil metros quadrados que o parque tem a oferecer. O local fica próximo a nascente do Rio Barigui e possui atrações como lagos, cascatas, túnel artificial que pode ser visitado inclusive de barco.

Além disso existe uma ciclovia, pista para realização de cooper e um lindo mirante que vale a visita.

Mercado Municipal

Toda grande cidade possui um mercado municipal e quase sempre vale a visita. Você pode conhecer muito da história da cidade, dos costumes locais e do que eles mais gostam apenas visitando o seu mercado municipal. Curitiba não é diferente, seu mercado municipal oferece aos visitantes muitas opções de alimentação, permite que os turistas andem entre as bancas de frutas, verduras e artigos domésticos e a cada passo descobrir um pouco mais sobre a vida dos curitibanos.

Obviamente não só de compras vive o mercado, sempre existem os festivais temáticos que proporcionam para os turistas verdadeiras descobertas. Um dos mais famosos é o Cacharitiba (Festival da Cachaça), como cada festival acontece em períodos diferentes o visitante deve se informar com antecedência se algum está rolando no dia da sua viagem a curitiba.

Museu Oscar Niemeyer

Apesar de Curitiba possuir outros museus, o Museu Oscar Niemeyer é o mais famoso dentre os turistas e moradores da cidade, ele possui uma arquitetura única, como é característica do Oscar Niemeyer. Pelos moradores da região é conhecido como museu do olho, dada a sua aparência de um olho gigante flutuando pela região.

É importante lembrar que a entrada no Museu Oscar Niemeyer custa R$ 20,00 mas nos dias de quarta-feira a entrada é franca, se conseguir visitar o local as quartas, você ainda economiza um dinheiro. Seu funcionamento é das 10hs às 18hs.

Memorial Ucraniano

post title

Se sua viagem conta com mais dias e você consegue se locomover pela região de forma barata, visitar o Memorial Ucraniano é indispensável não só pela beleza do local como a história por de traz desta linda homenagem. De forma resumida, entre os anos de 1932 e 1933 praticamente 10 milhões de ucranianos foram mortos de fome pelo Josef Stalin.

Local é uma homenagem aos imigrantes que conseguiram fugir do genocídio e chegaram à região.