O que Fazer em Mato Grosso do Sul - Dicas e Pontos Turísticos

Quer viajar para Mato Grosso do Sul, mas ainda não decidiu o destino exato? Confira nesse artigo as principais atrações do estado e planeje sua viagem com tranquilidade.

O Centro-Oeste brasileiro é uma região rica e abundante de belezas naturais. Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão atraindo a cada dia que passa mais e mais turistas, e isso se deve a dois motivos — o primeiro é devido a sua localização privilegiada, quase no centro do Brasil, acesso fácil independente do estado que você mora. E o segundo motivo é o preço, quando você realiza uma pesquisa de mercado e compara os custos de se viajar para o centro-oeste versus o custo de se viajar para nordeste ou sul, o centro-oeste é sempre mais barato. Devido a esses pontos apresentados, centro-oeste está chamando muito atenção, por isso, para ajudar os novos visitantes que buscam as atrações turísticas nesses estados, resolvi listar neste artigo os principais pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, um dos estados do centro-oeste. Confira!

Buraco das Araras

Se a sua vibe é observar os animais, o Buraco das Araras é perfeito para você, um buraco gigantesco de 160 metros de diâmetro e 124 metros de profundidade lhe aguarda. Localizado próximo ao município de Jardim, o Buraco das Araras conta com uma infraestrutura perfeita para quem quer observar araras vermelhas em seu habitat natural, possui um mirante para observar as aves, trilhas para que o turista chegue bem próximo ao buraco e bastante aula sobre preservação ambiental.

Além das aves, no fundo do buraco encontra-se um lago verde escuro, onde as aves costumam se refrescar. Essa é uma visita que faz o turista pensar sobre a preservação de espécies ameaçadas de extinção e a sua importância para o ecossistema.

Abismo de Anhumas

O que Fazer em Mato Grosso do Sul - Dicas e Pontos Turísticos

Se seu perfil é de aventureiro, o Abismo de Anhumas é a viagem certa para você, uma caverna de 72 metros de altura onde o acesso só pode ser feito via rapel. Fica apenas 23 km de Bonito, o que facilita bastante o acesso a essa maravilha natural. Ao descer de rapel, o fundo da caverna é na verdade uma estrutura flutuante criada para receber os visitantes.

O lago que fica dentro do Abismo de Anhumas tem 80 metros de profundidade, suas águas são cristalinas e estão sempre à espera dos turistas corajosos que queiram ver com seus próprios olhos as formações rochosas belíssimas de dentro da caverna, realizar um mergulho nas águas cristalinas ou mesmo estar um um local bastante exclusivo onde poucos turistas tiveram a oportunidade de estar. O passeio está sujeito a algumas regras, entre elas o clima, em dias chuvosos o passeio pode ser cancelado, além disso mulheres grávidas ou pessoas com problemas cardíacos também estão vetados da atividade.

Aquário Natural - Flutuação

Agora se você gosta de observar os animais, porém quer mesmo é ver peixes, o Aquário Natural na Baía Bonita é a indicação certa. Bonito é um município no Mato Grosso do Sul que atrai milhares de turistas pela sua beleza e águas extremamentes transparentes, é ali que fica localizado o Aquário Natural, um local maravilhoso que conta com mais de 30 espécies de peixes que vivem em gigantes cardumes. Graças a sua água extremamente transparente, o local é ideal para que os visitantes possam praticar a flutuação e apreciar os animais aquáticos que a região oferece.

Além disso a região conta com museu, restaurantes, loja de artesanato e trilhas. O visitante ainda pode realizar trilhas especiais de observação de animais silvestres, abaixo uma lista de animais que podem ser encontrados na região:

  • Emas;
  • Jacarés;
  • Cervos do Pantanal;
  • Lobos-guarás

Lagoa Misteriosa

O que Fazer em Mato Grosso do Sul - Dicas e Pontos Turísticos

Você é bom em mergulho e gostaria de solucionar um mistério? A Lagoa Misteriosa é o ponto turístico perfeito para você, localizada na cidade de Jardim em Mato Grosso do Sul, a lagoa é famosa pela sua água incrivelmente transparente, podendo ter visibilidade de até 40 metros em alguns trechos. A lagoa possui essa transparência devido as rochas calcárias da região, elas acabam servindo como filtros naturais que removem as impurezas da água.

Vale lembrar que esse efeito está presente em grande parte do Mato Grosso do Sul, muitos pontos turísticos citados aqui possuem uma água cristalina, e isso é devido as rochas calcárias.

A lagoa misteriosa possui esse nome devido ao mistério de sua profundidade, no ano de 1998 um corajoso mergulhador (Gilberto Menezes de Oliveira) conseguiu atingir a impressionante marca de 220 metros de profundidade e nem chegou perto do fundo da lagoa. Além do banho em suas águas cristalinas, ao visitar o local você pode curtir os seguintes passeios:

  • Trilha;
  • Mirante;
  • Flutuação;
  • Mergulho com cilindro;
  • Mergulho Técnico;

Pantanal

Para quem ama observar e interagir com a fauna silvestre, o pantanal é o lugar mais belo do Brasil. Praticamente qualquer passeio que o visitante realiza no Pantanal, o coloca frente a frente com animais silvestres, o turista observará uma flora preservada e diferente de tudo que já tenha visto. O lugar é tão belo e preservado que a UNESCO o classificou como Patrimônio Natural Mundial e Reserva Mundial da Biosfera.

Todas as visitas ao local se faz necessário um guia experiente, devido os riscos envolvidos ao se visitar um ambiente tão preservado e selvagem. Além disso, o guia vai garantir que os visitantes mantenham o local preservado, evitando que os turistas possam praticar algum ato predatório.

Ao se visitar o Pantanal, o visitantes pode realizar pesca esportiva, visitas noturnas para se avistar jacarés e animais selvagens, trilhas para observação de animais nativos e muito banho nos rios da região. Para quem quer realmente estar 100% dentro da natureza o Pantanal é uma experiência marcante.

Rio Sucuri

Como sempre o Mato Grosso do Sul nos encanta com seus rios de água transparente, o Rio Sucuri localizado em Bonito é mais um daqueles atrativos que deixam qualquer turista de boca aberta. Um rio de águas completamente transparentes, perfeito para os amantes da flutuação. Nele você pode flutuar pelo seu leito observado a via aquática e esquecer do mundo a sua volta.

Além da flutuação o visitante pode fazer cavalgada, bike tour e passeios de quadriciclo. Uma das belezas do local é o fundo do rio, ele é formado em grande parte por caramujos calcificados, dando ao fundo do rio uma cor branca única, nunca tinha visto isso em outro local.

Acredito que com essa dicas você já consiga escolher melhor qual o destino lhe agrada ao visitar Mato Grosso do Sul. Saiba que o estado todo está de braços abertos para receber você turista.