O Que Fazer em Salvador - Pontos Turísticos

Vai viajar para Salvador e precisa de dicas e pontos turísticos do local? Nesse artigo vamos explicar tudo que o turista precisa saber sobre Salvador.

Visitar Salvador é uma experiência única para muitos viajantes, uma terra de cultura incrível e quase 500 anos de história em suas ruas e monumentos, um verdadeiro museu a céu aberto, pronto para encantar até mesmo os turistas mais exigentes. Nesse artigo quero explicar para você o que fazer em Salvador e os seus principais pontos turísticos, meu objetivo é lhe ajudar a criar seu roteiro de viagem, mesmo que para poucos dias. Um terra tão rica assim não pode ser visitada sem uma preparação prévia, você precisa planejar tudo para não acabar esquecendo de visitar locais indispensáveis.

Vale lembrar que Salvador foi a primeira capital do Brasil, e seu Centro Histórico foi tombado como Patrimônio Nacional e também Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Quem ama história, visitar Salvador na Bahia é uma verdadeira aula. Outra característica que faz a capital da Bahia cair na graça dos brasileiros e o custo para se viajar para Salvador, bastante em conta ao se comparar com outros destinos populares do nordeste brasileiro.

Confira abaixo os principais pontos turísticos de salvador.

Pelourinho

Todo turista que visita a cidade deve obrigatoriamente passar pelo Bairro Pelourinho, não só pela sua fama que dispensa comentários, mas também para conhecer o importante Centro Histórico e também admirar suas construções do estilo barroco.

Você pode passear pelas ruas do bairro, admirar as belas casas históricas, visitar as lojas, as boutiques e restaurantes que se encontram no local. Aos domingos e terças pode curtir o som do grupo musical Olodum.

Importante ficar atento ao horário e com quem visita o local, infelizmente a criminalidade na região é alta e existe o transtorno do tráfico, por isso sempre visite o local em grupo e acompanhado.

Mercado Modelo

Se você gosta de fazer compras, conferir uma arquitetura única e ter acesso a lembrancinhas da cidade, visitar o Mercado Modelo é obrigatório. Sua arquitetura remete ao século 19, nele você encontrará diversos produtos típicos da região e ainda pode curtir do lado de fora apresentações culturais como as rodas de capoeira.

É aqui que você encontrará as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim que os turistas adoram dar de lembrancinha para os amigos ao retornar de viagem da cidade, você pode comprá-las aqui e levar até a Basílica Nosso Senhor do Bonfim para serem benzidas.

Elevador Lacerda

O Que Fazer em Salvador

O verdadeiro cartão postal de Salvador é sem sombra de dúvidas o Elevador Lacerda, todo turista que quer tirar lindas fotos da cidade deve visitar o elevador. Um programa para os casais mais românticos é sem sombra de dúvidas apreciar o pôr do sol do alto do elevador Lacerda, uma experiência que marca o turista profundamente devido a beleza e a carga histórica.

Vale lembrar que, como o local é o principal ponto turístico da cidade, as filas para a visita são longas, mas não se desanime pois o local vale muito a pena.

Praia da Barra e Farol da Barra em Salvador

Dois locais onde a visita se faz necessária, mesmo que seu roteiro de viagem para Salvador seja apertado. A visita é fácil, já que tanto o Farol da Barra quanto a Praia da Barra ficam localizadas bem próximas ao centro da cidade e o transporte para esses pontos turísticos é bem simples.

A Praia da Barra é bastante famosa no Brasil devido a suas características únicas como água quente e ausência de ondas que atrapalham os turistas durante aquele banho especial. Aqui vale uma dica importante, tente visitar o local na maré baixa para aproveitar assim as inúmeras piscinas naturais que vão se formar.

Já que vai visitar a Praia da Barra, visite também outro cartão postal de Salvador o famoso e belo Farol da Barra, uma estrutura linda de 22 metros de altura que oferece ao visitante uma vista sem igual de toda a região. É bom ir preparado, pois para chegar no topo da construção são mais de 80 degraus bem cansativos para aqueles mais despreparados. No local não existe apenas o farol, o turista encontra também o Forte de Santo Antônio e o Museu Náutico da Bahia.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim

Não só o ponto máximo de fé para os católicos de todo o estado como também um sinal de fé para todas as religiões, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim é uma visita indispensável não somente pela sua arquitetura como também para restaurar as energia dos visitantes. É aqui que as famosas Fitinhas do Bonfim são benzidas para abençoar os turistas de todo o Brasil.

Vale lembrar que existe um jeito certo de amarrar a fitinha do Bonfim, a tradição diz que ela deve ser enrolada com duas voltas em seu braço e em seguida dado três nós, e em cada nó é feito um pedido. Quando a fitinha arrebentar de seu braço naturalmente, seus pedidos serão atendidos.

Melhores Praias de Salvador

Falar de Salvador e não falar de belas praias é até um pecado. A cidade/região possui inúmeras praias que o turista pode visitar e aproveitar para recarregar suas energias nas belezas naturais de Salvador. Abaixo listo as principais praias que em MINHA opinião devem ser visitadas por todos os turistas.

  • Praia do Buracão
  • Porto da Barra
  • Praia da Boa Viagem
  • Praia de Inema
  • Praia do Flamengo

Aqui vale algumas dicas com relação às praias em específico. Primeira dica é para quem curte o Surf, a praia do Flamengo possui arrecifes que ajudam na formação de boas ondas para quem gosta do surf, quem curte esse esporte vai amar a visita. Para os outros turistas, a praia do Flamengo possui outras atrações como os diversos coqueiros maravilhosos e uma areia amarela característica do local, o turista que não curte o surf pode realizar a prática da pesca, kitesurf ou mesmo um mergulho.

Se vocẽ assim como eu não curte muito movimento e gosta de visitar locais onde possui privacidade e um cantinho só para você, a Praia do Buracão é a pedida certa, devido a baixa quantidade de pessoas que visitam o local, você acaba tendo uma praia quase toda para você, uma delícia nas tardes de sol forte de Salvador.

Porém é importante deixar o alerta com relação a forte correnteza da praia, crianças devem entrar na água apenas acompanhadas e os turistas devem ter atenção redobrada durante o banho.