O que fazer em Tocantins - Dicas e Pontos Turísticos

Confira nesse artigo o que fazer em Tocantins e receba dicas e conheça os pontos Turísticos do estado Tocantins, uma joia rara no coração do Brasil.

Como sempre digo aqui no site, o Brasil é um país muito belo e suas belezas naturais estão espalhadas por todos os estados. Tocantins não poderia ficar de fora, o estado mais novo do Brasil possui inúmeras belezas naturais que batem de frente com grandes atrações internacionais. Por isso convido você a conferir neste artigo uma lista de pontos turísticos de Tocantins, além de informações sobre o que fazer em Tocantins ao visitar o estado.

Jalapão

Vamos começar logo com a atração turística mais conhecida de Tocantins o Jalapão. Quando se fala em turismo no estado, a maioria dos viajantes já pensa no Jalapão, e não é por menos, pois quem curte o ecoturismo e as incontáveis trilhas que existem na região o Jalapão é um prato cheio de surpresas agradáveis.

O local é cheio de cachoeiras belíssimas, dunas vermelhas, infinitas trilhas e uma paisagem espetacular. O local é realmente perfeito e o melhor de tudo é que fica apenas 4 horas de carro da capital do estado. Um dos motivos que a região se encontra tão preservada é a de que a aŕea de 34 mil km² é um parque estatual, o famoso Parque Estadual do Jalapão.

Ao visitar a região você poderá encontrar atrações como dunas vermelhas que alcançam até 40 metros de altura, o Cânion Sussuapara com suas paredes de 12 metros de altura e no fundo o rio com correntezas fortes e águas cristalinas, a Cachoeira da Formiga, a famosa Pedra Furada cartão postal da região, Cachoeira da Velha uma das maiores da região e inúmeras outras trilhas e atrações.

title: O que fazer em Tocantins - Dicas e Pontos Turísticos

Pessoalmente, para mim a maior beleza da região são os fervedouros, piscinas naturais de água cristalina e areia branca que fervem impedindo qualquer coisa de afundar. Você pode deitar em sua águas e relaxar por horas sem medo de afundar, uma beleza rara que poucos outros locais possuem. Ao visitar o estado de Tocantins o Parque Estadual do Jalapão deve ser sua parada obrigatória.

Arquipélago do Tropeço

title: O que fazer em Tocantins - Dicas e Pontos Turísticos

Outra beleza natural que compensa a passagem aérea para Tocantins é o Arquipélago do Tropeço, o maior arquipélago fluvial do planeta. Uma beleza natural que fica no coração do Brasil e pouquíssimos brasileiros a conhecem. São ao todo 366 ilhas no Rio Tocantins, o rio em sí é outra beleza inimaginável da região, em toda sua extensão você pode conferir diversas lagoas, canais e afluentes que aumentam ainda mais a grandeza da região.

No rio existem atividades como trilha ecológica, acampamentos à beira do rio, pesca esportiva e muito banho em suas águas coloridas.

Almas Tocantins

Almas é a cidade mais antiga de Tocantins, foi fundada em 1734 pelos imigrantes portugueses que chegaram na região buscando o ouro, um metal abundante em toda a região. Na cidade você pode encontrar atrações como o Cânion Encantado, Cidade de Pedras, Fazenda Aldeia, e o Vale dos Pássaros.

É importante lembrar que para acessar a maiorias das atrações o turista deve realizar uma trilha que em algumas atrações pode chegar a 2 horas, porém você nem vai notar a caminhada pois estará encantado com a beleza da região.

No local destaco duas belezas que merecem uma visita, o Cânion Encantado com paredes de 70 metros de altura e 4 cachoeiras no mesmo ponto, no fundo das cahoeiras se forma um lago com uma praia. Outro ponto turístico imperdível é a Cidade de Pedras, uma região completamente tomada por esculturas de arenito com diversos tamanhos e formatos, uma verdadeira cidade com seus prédios formados durante os milhões de anos.

Taguatinga Tocantins

É uma cidade de Tocantins que possui uma das mais belas cachoeiras que tive o prazer de conhecer, a Cachoeira do Registro, uma gigantesca cachoeira com um pequeno lago em sua base. Infelizmente o banho não é permitido devido aos riscos, porém a beleza merece ser apreciada e fotografada. Mas a região ainda oferece grutas, rios e os casarões coloniais para que os turistas façam uma viagem no tempo. Além disso você pode visitar a região na época das Cavalhadas e apreciar a encenação.

Aurora Tocantins

title: O que fazer em Tocantins - Dicas e Pontos Turísticos

É um local maravilhoso para se explorar as suas 280 cavernas e grutas, além disso pode se apreciar as belas dunas, cachoeiras e montanhas que a região possui. Vale aqui citar uma curiosidade, a cidade possui esse nome devido as montanhas da Serras Gerais que bloqueiam o nascer do Sol, Aurora é a última cidade do Tocantins a amanhecer e por isso seu nome.

Cantão Tocantins

Para os ornitólogos Cantão é a oitava maravilha do mundo, ela fica localizada bem na mudança de biomas (Cerrado para Floresta Amazônica) o que faz a região abrigar centenas e centenas de espécies de pássaros. Além das aves, a região com com uma biodiversidade única, com inúmeros animais terrestres e aquáticos, para quem ama observação e fotografia da vida selvagem o local é visita obrigatório.

Os principais roteiros são:

  • Trilhas dos grandes lagos Três Pernas;
  • Benta;
  • Cabana;
  • Cega-Machado.

Lajeado Tocantins

Não confunda Lajeado com o município de Lajeado no Rio Grande do Sul. Lajeado em Tocantins possui diversas atividades para o turista que deseja conhecer bem a região, podemos destacar O belíssimo Mirante de Serra da Serra do Lajeado, a ponte dos imigrantes nordestinos ‘Padre Cícero José de Sousa’ que liga os municípios de Lajeado e Miracema do Tocantins.

Outro ponto turístico da região é o Sítio Arqueológico da Serra com um mirante de 360 metros de altura e as marcas rupestres deixadas pelos antigos.

Com a lista de destinos turísticos apresentada acima, se o estado de Tocantins já não se encontra em seu roteiro pessoal de viagem, aposto que agora ele vai estar. Artigos assim são importantes para exemplificar que no Brasil, estados menos famosos com relação ao turismo, também possuem belezas naturais únicas e devem ser visitados. Pois é com o turismo que regiões assim se desenvolvem e melhoram sua infraestrutura, e consequentemente, atraem ainda mais visitantes. Se você tiver a oportunidade de visitar o estado, não pense duas vezes, e se puder incentive outras pessoas a conhecerem as belezas do estado de Tocantins.