O que fazer no Rio de Janeiro - Pontos Turísticos e Dicas

Vai visitar o Rio de Janeiro e está com dúvidas sobre os principais pontos turísticos? Nesse artigo vamos explicar tudo que você precisa saber para planejar sua viagem ao Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro é a cidade mais visitado do Brasil, essa popularidade tem um motivo, e ao ver as fotos dos pontos turísticos do Rio, esse motivo fica evidente para mim. O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa, e cheia de belezas naturais e locais magníficos para serem visitados. Obviamente quem não conhece a cidade fica perdido com tantas opções. Para ajudar essas pessoas, resolvi criar uma lista com os pontos turísticos que eu julgo indispensáveis de se conhecer ao se visitar a capital.

Vale lembrar que o Rio de Janeiro não é somente a capital, no interior do estado também existem belezas únicas. Sei que é difícil fazer uma viagem e cobrir todo o estado e seus pontos turísticos de uma só vez, porém vale deixar o disclaimer aqui, além da capital, tente visitar outros pontos do estado.

Cristo Redentor

Cartão postal do Rio, também é a primeira coisa que os estrangeiros lembram ao falarem do Brasil, o Cristo Redentor é parada certa para todos os turistas que visitam o Rio de Janeiro. A estátua de Jesus Cristo é um marco imponente do estilo art-déco, e com seus 38 metros de altura, consegue ser vista por quase todo Rio de Janeiro. A estátua fica localizada no topo do Corcovado, devido a sua importância e beleza única, agora está listada entre as 7 maravilhas do mundo moderno.

Pão de Açúcar

Outro clássico que todo turista deve visitar ao passar pelo Rio de Janeiro é o Pão de Açúcar. A beleza do passeio se dá pela viagem de bondinho que o turista é convidado a fazer, o que poucos sabem é que a viagem de bondinho é na verdade entre dois morros, o morro da Urca e o Pão de Açúcar propriamente dito. É exatamente entre esses dois morros que fica localizado o bondinho do Pão de Açúcar, onde o turista pode aproveitar a bela vista da entrada da Baía de Guanabara, ou curtir o pôr do sol maravilhoso do local.

Jardim Botânico

Se você é ligado ao verde e gosta de estar no meio da natureza, a visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro é indispensável. O jardim foi fundado em 1808 por Dom João VI, e sua importância vai muito além das belezas naturais e paisagens magníficas, muitos pesquisadores visitam o local em busca de exemplares da flora. Em seus 137 hectares, 54 deles são plenamente cultivados com espécies exóticas, o visitante pode esperar encontrar diversas orquídeas, bromélias e árvores com mais de um século de vida.

Vale lembrar que a entrada para o Jardim Botânico custa R$ 15,00 e seu funcionamento é de terça a domingo das 8h às 18h. Qualquer dúvida pode ligar para o número (021) 3874-1808 e solicitar outras informações.

Museu do Amanhã

Se vocẽ gosta de curtir uma arquitetura única, o Museu do Amanhã é a visita ideal para você. Ele foi fundado em 2015 e o projeto é do arquiteto Santiago Calatrava, que além deste museu, planejou o Cidade das Artes e das Ciências em Valência na Espanha e também o Museu de Arte de Milwaukee no estado de Wisconsin.

A visita é única, pois abre a mente do turista sobre o futuro do planeta e como podemos ajudar a preservá-lo, incentivando o uso de fontes de energia renováveis. O próprio Museu do Amanhã utiliza 100% de energia limpa.

AquaRio

Se você é apaixonado pela vida marinha assim como eu, visitar o maior aquário da América do Sul é destino certo. O aquário é fruto de um projeto maior, o projeto Porto Maravilha, iniciado em 2009. O aquário conta com números assustadores, são ao todo 26 mil metros quadrados de área construída e 4,5 milhões de litros de água. Atualmente o AquaRio abriga mais de 8 mil animais em 350 espécies diferentes, o local é totalmente equipado para ensinar ao turista a importância da preservação ambiental.

Passeio bastante recomendado para crianças, com opção até mesmo de dormir no local em grupos maiores de visitantes.

Praia de Copacabana

O que fazer no Rio de Janeiro - Pontos Turísticos e Dicas

Quem não gosta de viajar e pegar uma praia? Acredito que esse seja o desejo de todos os turistas, e uma das praias mais conhecidas do mundo é a Praia de Copacabana. Fácil acesso, uma vista maravilhosa, areia branca e bastante espaço para você curtir aqueles momentos relaxantes com a família.

Praia de Copacabana é a primeira parada de muitos turistas estrangeiros, e devido a sua facilidade de acesso, a praia está quase sempre cheia. Por isso se você quer um local mais sossegado, recomendo outras praias desta lista.

Praia do Leme

Para você que quer um local “um pouco” mais sossegado, a Praia do Leme pode ser o local certo. Fica situada em frente ao famoso bairro do Leme (por isso seu nome) e conta com uma orla de mais de 4 quilômetros de extensão, acompanhando assim a Avenida Atlântica.

Vale lembrar que a Praia do Leme é o trecho final da praia de Copacabana, então você vai encontrar aqui as mesmas características da sua irmã mais famosa. Apesar de menos visitada, ainda está dentro da cidade o que garante um fluxo intenso de turistas.

Praia de Ipanema

O que fazer no Rio de Janeiro - Pontos Turísticos e Dicas

Agora se você quer visitar uma praia realmente famosa e um fluxo intenso de visitantes de todo mundo, a famosa Praia de Ipanema é pedida certa para você. Imortalizada por Tom Jobim em sua belíssima canção Garota de Ipanema, a praia é famosa não só entre os brasileiros como internacionalmente, por isso o fluxo de turistas é intenso aqui.

Morro Dois Irmãos

Se o seu tipo é mais aventureiro e gosta mesmo é de fazer trilhas, o Rio de Janeiro também é o local certo para você. O Morro Dois Irmãos oferece uma vista única da cidade para os aventureiros que se arriscam em uma trilha, do alto do morro você pode curtir uma vista privilegiada de praias famosas como Ipanema e Leblon.

Conclusão

Após apresentada essa lista de atrações do Rio de Janeiro, fica fácil para você turista escolher o seu próximo destino para a cidade. Vale lembrar que não tenho como objetivo aqui, fazer uma lista completa e definitiva, apenas exponho os pontos turísticos que para mim foram os mais impactantes e que tive um prazer enorme em visitá-los.

A cidade ainda conta com inúmeras outras atrações, por isso é bom começar com essa lista e ir descobrindo mais e mais da cidade conforme vai realizando as visitas pela a mesma.