Conheça o Parque Estadual da Pedra Azul no Espírito Santo

Conheça o Parque Estadual da Pedra Azul no Espírito Santo um dos mais belos destinos do Brasil, confira dicas para suas férias serem as mais perfeitas possível.

Convenhamos que o Brasil é bem mais que só o nordeste. Apesar de o nordeste brasileiro ter inúmeras belezas, como você verá neste outro artigos aqui no site, já é um destino bastante procurado pelos brasileiros, e por isso as companhias aéreas cobram cada vez mais caro por pacotes turísticos. Encontrar uma passagem aérea barata para essa região é cada vez mais difícil, porém existem outras belezas no nosso país de acesso mais fácil, e o Parque Estadual da Pedra Azul é uma dessas maravilhas perdidas do Brasil.

O Parque Estadual da Pedra Azul é um dos pontos turísticos obrigatórios para quem visita o Espírito Santo, fica localizado na região das Montanhas Capixabas e faz parte da Rota do Lagarto. Uma região deslumbrante saída diretamente de um filme, o charme da região não fica apenas nas paisagens maravilhosas da Pedra Azul, como também pelas pousadas e cafés que compõem o visual da região.

O parque é recente, foi criado apenas em 1991 para proteger esse imenso patrimônio que a região possui. Sua atração principal é a famosa Pedra Azul, um granito de 1822 metros de altura que pode ser visto a quilômetros de distância. Junto dele encontra-se diversas trilhas, já que o parque possui 1240 hectares quadrados, tilha é o que não falta. Além disso, existe todo um apoio aos turistas, graças às várias lojas e pontos de apoio para que o turista aproveite bem o local.

As trilhas mais procuradas da região são as que levam o visitante as piscinas naturais, a trilha que leva a Pedra do Lagarto, trilha do Mirante e obviamente a da Pedra Azul.

Vale Lembrar que algumas das trilhas, por exemplo as que levam às piscinas naturais, são realizadas por um percurso de quase 1,5 km, por isso é bom ir preparado para andar um pouco. Além disso ela inclui escalada com cordas (bem fácil pode ficar tranquilo) e o percurso todo tem a duração de aproximadamente 3 horas. O Passeio vai lhe apresentar quase 10 piscinas naturais, impossível decidir qual é a mais bela.

Se você deseja tirar lindas fotos de um mirante maravilhoso essa é a trilha ideal para você, mas sempre é bom ir acompanhando de um guia ou um guarda florestal, pois apesar de todas as trilhas serem relativamente fáceis, algumas precisam de autorização prévia e por isso é bom entrar em contato antes.

Se você se interessar pela região e não souber onde se hospedar, uma dica é o Hotel Fazendo China Park. Um local que vai te proporcionar uma experiência única, não apenas uma hospedagem, mas um parque aquático, centro gourmet, teleférico e diversas outras atrações que você pode conferir no local.

Se você for para a região no inverno, não se preocupe. No hotel existem piscinas cobertas e aquecidas para agradar aqueles (como eu) que não aguentam o frio. Além disso pode tirar um dia de folga e curtir uma hidromassagem ou um cinema (sim o hotel tem sala de cinema). Todo o complexo é ideal para viagens em família ou para os casais que estão curtindo uma lua de mel.

O que fazer no Parque Estadual da Pedra Azul

Agora que você sabe onde se hospedar, vamos falar mais das opções turísticas da região. A primeira dica que posso dar para quem for visitar o local é alugar um carro, a maiorias dos passeios disponíveis, você terá que fazer pequenas viagens. Você alugando um carro vai baratear o custo com transporte.

Sua primeira parada deve ser na Casa do Turista, saindo do Hotel China Parque é uma viagem de 25 minutos. É nesse local que você terá o primeiro vislumbre da Pedra Azul, e também pode conferir um termômetro e o letreiro Eu Amo Pedra Azul. Aqui vale um adendo, caso deseje fazer um passeio por algumas das trilhas da Pedra Azul, é necessário um agendamento prévio. Esse agendamento é feito no CAVI (Centro de Apoio ao Visitante), aproveite que se encontra no local e realize o agendamento. Caso não consiga, pode obter outras informações pelo telefone (27) 3248-1156 ou mandar um e-mail para pepaz@iema.es.gov.br.

Pousada da Pedra Azul

Sua segunda parada deve ser na Pousada da Pedra Azul, um ambiente preparado para encantar os turistas. A pousada é decorada de forma rústica, você encontra madeira por toda parte, tudo isso para dar um clima de casa de montanha. Se você tiver a oportunidade de se hospedar no local aproveite. Para aqueles que não conseguirem reservar a hospedagem, não fiquem tristes o restaurante da Pousada da Pedra Azul é aberto para não visitantes, e os pratos são magníficos.

Ainda na Pousada da Pedra Azul você confere uma das atrações turísticas da região, o famoso Lago Negro. Um lago que reflete em suas águas o esplendor da Pedra Azul. Além das inúmeras fotos que você certamente registrará do local, pode aproveitar e fazer caminhadas pela pousada e conferir os jardins e cachoeiras.

Parque Estadual da Pedra Azul

Portal da Pedra Azul

Ao continuar sua viagem você encontrará o Portal da Pedra Azul, aqui você encontra lojas para comprar uma lembrança do seu passeio além de espaço para tomar um cafezinho. Aqui também vale uma parada para inúmeras fotos, pois o portal fica bem na base da Pedra Azul propiciando um visual incrível.

Se você é mais ligado aos animais, e o contato direto com eles é indispensável, conhecer Fjordland é quase uma obrigação. Um espaço dedicado para a realização de Cavalgadas Ecológicas na Pedra Azul, um passeio para toda família. Além de ter um contato íntimo com os animais, as paisagens são glamurosas. Caso deseje pode fazer sua reserva pelo telefone (27) 3248-0076.

Vale lembrar que a entrada para Fjordland é paga R$ 5,00 por pessoa.

Ao continuar em sua viagem pelo Parque Estadual da Pedra Azul você vai se deparar com um jardim tirado dos mais belos palácios da nobreza. Estou me referindo aos Jardins do Marietta Delicatessen, com toda certeza você vai tirar milhares de fotos só nesse local.

Parque Estadual da Pedra Azul

Em todas minhas viagens esse é um dos jardins mais belos e coloridos que tive o prazer de ver. Além dos belos jardins o local possui uma loja com inúmeros doces e biscoitos, parada obrigatório para quem quer aproveitar a gastronomia do local.

Com todas essas dicas, tenho certeza que você aproveitará bem a região.