O que fazer em Gramado - Pontos Turísticos e Dicas

Confira nesse artigo o que fazer ao se visitar Gramado e tenha diversas dicas e pontos turísticos da cidade mais romântica do Sul do Brasil.

Visitar Gramado é o sonho de todos os turistas brasileiros, um lugar mágico e cheio de atrações turísticas planejadas para deixar o visitante impressionado com a organização e a qualidade das atrações disponíveis. Vale lembrar que Gramado fica na Serra Gaúcha, perto da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. A região por si só merecia um artigo, a serra Gaúcha é um dos lugares mais belos que tive a oportunidade de conhecer e em breve teremos um artigo somente sobre a região. Porém Gramado se destaca sobre todos os destinos do Sul devido a sua capacidade de encantar o turista e oferecer aos visitantes passeios, belezas naturais, gastronomia de primeira, clima romântico e um suporte ao turista nunca antes vistos na região.

Para você que está buscando dicas de o que fazer em gramado, já lhe adianto que uma viagem de dois dias para Gramado não é suficiente para explorar nem 30% das belezas que a região oferece. Planeje sua viagem com antecedência e separe pelos menos 5 dias para conhecer a região, isso também vai ajudar você a encontrar passagens aéreas baratas, visto que comprar com antecedência e com um intervalo maior entre a ida e a volta, ajuda a conseguir descontos na sua passagem aérea. Se você está planejando seu roteiro de viagem, confira algumas sugestões de passeios em Gramado.

Como chegar em gramado

Apesar de ser uma cidade turística bastante popular do Brasil, a cidade de Gramado não possui aeroporto. Então o jeito mais fácil de chegar em Gramado é pousando na capital Porto Alegre (POA), no Aeroporto Salgado Filho e pegar um ônibus, alugar um carro ou mesmo um táxi para Gramado. Se você quiser alugar um carro, e esteja viajando em baixa temporada, estacionamentos não vão faltar na cidade, não precisa se preocupar quanto a isso. Problema é na alta temporada, se for viajar no inverno (alta temporada), recomendo o ônibus ou um táxi/Uber até a cidade, pois se alugar um carro terá problemas para estacionar.

Na cidade propriamente dito, pessoalmente prefiro usar Uber, a maioria dos pontos turísticos são próximos um dos outros, e a quantidade de motoristas de Uber é alta, e no final as corridas ficam baratas. Uma dica importante é levar dinheiro em espécie, muitos locais na cidade só aceitam dinheiro vivo, na minha primeira visita só levei cartão e fui obrigado a fazer várias visitas ao banco para sacar dinheiro, recomendo já ir preparado quanto a isso.

Melhor época para visitar Gramado

A melhor época para visitar a cidade vai depender, de seu objetivo nas suas férias. Se você quer visitar Gramado na alta temporada, você precisa ir no inverno, é quando a cidade fica lotada de turistas, o clima frio do Rio Grande do Sul ajuda deixar tudo mais romântico e os casais apaixonados aproveitam as baixas temperaturas para curtir comidas mais quentes, tomar um bom vinho e comer um delicioso chocolate. Se você não gosta de frio, o ideal é conhecer a cidade no verão, além de fugir das aglomerações terá uma cidade todinha para você, ainda aproveitar os bons descontos que o comércio local e a empresas de passagens aéreas oferecem para os visitantes devido a baixa temporada.

Para os amantes de cinema em Agosto Gramado oferece o Festival de Cinema de Gramado, oportunidade de visitar a cidade e ainda curtir bons filmes. Já em Setembro você pode curtir a famosa Semana Farroupilha ou ainda o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, não importando a época que vai visitar, sempre existe alguma atração esperando você.

Porém a atração máxima de Gramado é sem sombras de dúvidas o Natal Luz de Gramado, mas aqui vale lembrar que ele começa em Outubro e segue até Janeiro, então, apesar do nome, você pode curtir a atração por vários meses além de Dezembro.

O que fazer em Gramado

Centro Turístico de Gramado

Primeira atração que todo turista deve fazer ao chegar na cidade e visitar o Centro Turístico de Gramado, caminhar pelas ruas do centro da cidade é uma atividade única e bastante prazerosa. É aqui que pode-se conhecer diversas atrações turísticas de uma única vez, as principais que posso listar são:

  • Rua Coberta;
  • Palácio dos Festivais;
  • Igreja Matriz de São Pedro;
  • Praça do Amor Eterno;
  • Rua Torta ;
  • Praça das Etnias.

Vale lembrar que no Centro Turístico de Gramado você pode curtir ainda diversos cafés, uma atividade perfeita para casais em lua de mel.

Mini Mundo

O Mini Mundo é uma visita incrível, principalmente para as crianças que vão se sentir verdadeiras gigantes nesse mundo em miniatura. Sem sombra de dúvidas essa é uma das visitas mais populares de toda a região. Basicamente o mini mundo é uma exposição a céu aberto de réplicas de diversas atrações turísticas do mundo em uma escala 24 vezes menor que o original.

Uma visita imperdível tanto para adultos e crianças que podem observar pontos turísticos do mundo todo em um único lugar.

Lago Negro em Gramado

Se você gosta de ficar em meio a natureza, visitar o Lago Negro é uma atividade imperdível. Apesar de ser um lago artificial, ele fica cercado por árvores e hortênsias, você pode alugar pedalinhos para fazer uma passeio pelo lago e esquecer do mundo a sua volta.

Uma dica que posso dar é visitar o lago nos meses de Novembro e Dezembro, pois é o ápice da florada das hortências, você vai se deslumbrar com os encantos do lago. Esse passeio é ideal para casais que buscam gastar pouco dinheiro e ainda sim curtir um passeio cheio de beleza e romance.

Natal Luz de Gramado

Natal Luz de Gramado

A principal atividade turística da cidade é sem sombra de dúvidas o Natal Luz, uma visita única para quem curte o espírito natalino. É considerado o maior evento natalino do Brasil, toda a cidade para e se enfeita para comemorar o natal.

O evento é tão belo que o ápice da alta temporada de gramado acontece em Dezembro, por isso uma dica importante para quem conhecer a cidade e ver com seus próprios olhos o Natal Luz, é fazer a sua reserva e comprar sua passagem aérea com antecedência.